Imprimir Compartilhar Enviar por e-mail

4 de dezembro dia do Perito Criminal . Parabéns do SINPOL-AM

4 de dezembro dia do Perito Criminal . Parabéns do SINPOL-AM

O trabalho do Perito Criminal no Amazonas, como outros Estados, enfrenta um grande paradoxo. Ao mesmo tempo em que a atividade exige um vasto conhecimento teórico e científico, um alto grau de responsabilidade e complexidade, a profissão permanece desvalorizada pelo Poder Público.


Como a imprensa nos mostra recorrentemente, a falta de estrutura para o trabalho do perito é grave, e no Amazonas, particularmente, essas dificuldades estão afastando os Peritos de suas atividades. Sim, estamos perdendo colegas e a área pode ficar ainda mais defasada. É preciso que o poder público valorize estes valiosos profissionais em suas condições de trabalho para que o trabalho da Polícia Judiciária seja sempre eficiente, pois somos membros de um mesmo corpo e dependemos diretamente uns dos outros.


A escolha do dia 04 de dezembro para homenagear os Peritos Oficiais do Brasil não foi por acaso. Esta é a data em que nasceu o patrono dos Peritos, Otacílio de Souza Filho. No entanto, apesar de suas grandes contribuições para a área, a data de seu nascimento apenas simboliza um episódio que ocorreu em outra data, no ano de 1976. Otacílio morreu durante o trabalho, fazendo a perícia de dois corpos encontrados em um local de difícil acesso no interior de Minas Gerais, onde caiu num precipício.


Por falta de efetivo, equipamentos e instalações prediais adequadas, muitos processos se encontram parados, e inúmeras pessoas esperam por esses resultados, e ainda muitos municípios estão descobertos do trabalho pericial, ficando limitado apenas nas provas subjetivas.


Mas a data, 04 de dezembro, serve também, antes de tudo, para reforçar a união da categoria, e lembrar da luta histórica pelo fortalecimento e reconhecimento da atividade no Estado e ainda um momento de reflexão para buscar a valorização devida. Sem o seu empenho, dificilmente teriam avançado tanto, podem-se nivelar a de outros Estados e de outras categorias já reconhecidas. Temos profissionais empenhados e capacitados, que apesar de tudo, ainda amam a profissão e reconhecem que se trata de um bem social, de fortalecimento da justiça.


Parabéns a todos Peritos. O SINPOL-AM reconhece e valoriza seu trabalho e acima de tudo, temos imensa satisfação de continuar contando com estes gigantes policiais e vamos prosseguir reivindicando em busca de melhores condições de trabalho e investimento nesta profissão para melhor atender a sociedade amazonense e brasileira.

 

 

Manaus, 04 de dezembro de 2015

 

 

 

A Diretoria

Comentários »


Enviar comentário




Lida 809 vezes