O trabalho do Perito Criminal no Amazonas, como outros Estados, enfrenta um grande paradoxo. Ao mesmo tempo em que a atividade exige um vasto conhecimento teórico e científico, um alto grau de responsabilidade e complexidade, a profissão permanece desvalorizada pelo Poder Público.
Como a imprensa nos mostra recorrentemente, a falta de estrutura para o trabalho do perito é grave, e no Amazonas, particularmente, essas dificuldades estão afastando os Peritos de suas atividades. Sim, estamos perdendo colegas e a área pode ficar ainda mais defasada. É preciso que o poder público valorize estes valiosos profissionais em suas condições de trabalho para que o trabalho da Polícia Judiciária seja sempre eficiente, pois somos membros de um mesmo corpo e dependemos diretamente uns dos outros.
A escolha do dia 04 de dezembro para homenagear os Peritos Oficiais do Brasil não foi por acaso. Esta é a data em que nasceu o patrono dos Peritos, Otacílio de Souza Filho. No entanto, apesar de suas grandes contribuições para a área, a data de seu nascimento apenas simboliza um episódio que ocorreu em outra data, no ano de 1976. Otacílio morreu durante o trabalho, fazendo a perícia de dois corpos encontrados em um local de difícil acesso no interior de Minas Gerais, onde caiu num precipício.
Por falta de efetivo, equipamentos e instalações prediais adequadas, muitos processos se encontram parados, e inúmeras pessoas esperam por esses resultados, e ainda muitos municípios estão descobertos do trabalho pericial, ficando limitado apenas nas provas subjetivas.
Mas a data, 04 de dezembro, serve também, antes de tudo, para reforçar a união da categoria, e lembrar da luta histórica pelo fortalecimento e reconhecimento da atividade no Estado e ainda um momento de reflexão para buscar a valorização devida. Sem o seu empenho, dificilmente teriam avançado tanto, podem-se nivelar a de outros Estados e de outras categorias já reconhecidas. Temos profissionais empenhados e capacitados, que apesar de tudo, ainda amam a profissão e reconhecem que se trata de um bem social, de fortalecimento da justiça.
Parabéns a todos Peritos. O SINPOL-AM reconhece e valoriza seu trabalho e acima de tudo, temos imensa satisfação de continuar contando com estes gigantes policiais e vamos prosseguir reivindicando em busca de melhores condições de trabalho e investimento nesta profissão para melhor atender a sociedade amazonense e brasileira.
Manaus, 04 de dezembro de 2015
A Diretoria
Institucional
» O Sinpol» Diretoria» Estatuto» Códigos» Ficha de Sindicalização» Fale com o PresidenteSERVIÇOS
» Posto de Identificação» Atendimento Júridico» Atendimento Odontológico» Hidroginástica e Natação» Setor previdenciárioConvênios
» Empresas Conveniadas» DúvidasLinks Úteis
» Autarquias» Conselhos» Empresas Públicas» Linha Direta» Fundações Públicas» SecretariasMultimídia
» Vídeos» Galeria de ImagensSINPOL - AM - Rua Filemon, 02 - Petrópolis - Manaus-AM - Fones: (92) 3633-3069/3611-4006