Imprimir Compartilhar Enviar por e-mail

Blitz do SINPOL-AM visita delegacia de Caapiranga e encontra situação atípica.

Blitz do SINPOL-AM visita delegacia de Caapiranga e encontra situação atípica.

A equipe de diretores do SINPOL-AM composta pelos diretores Euclimar Santana, Gilson Ferreira, Leiros e Jaime Lopes, esteve visitando a delegacia de policia do município de Caapiranga, distante 136 quilômetros de Manaus em ação da “Blitz do SINPOL-AM”, cuja finalidade é fiscalizar a situação das delegacias e as condições de trabalho dos policiais civis.

 

A equipe saiu de Manaus as 6:00 (seis horas da manhã) do dia 18 do corrente, rumo ao município de Caapiranga a fim de fiscalizar as atividades ali desenvolvidas e as condições da delegacia e dos policiais ali lotados. Para surpresa do grupo, o que se viu foi uma situação atípica, totalmente o contrario do que se costuma e até se espera encontrar em se tratando de delegacias do interior.

 

Coordenada pelo Delegado Sinval Barroso, a delegacia conta hoje com 04 Investigadores, 01 Escrivão e 02 auxiliares administrativos cedidos pela prefeitura local. As condições prediais e de viatura e são satisfatórias, porém não suficientes segundo o Delegado e policiais, considerando que a delegacia necessita de um transporte rápido fluvial.

 

O que surpreendeu o grupo foi o fato de que a equipe da delegacia de Caapiranga desenvolve um verdadeiro trabalho de ressocialização dos presos, oferecendo aos mesmos atividades esportivas, religiosas, culturais como a oferta de livros de sua estante, aulas de conhecimentos gerais, assim como o trabalho de conservação e manutenção predial desenvolvido pelos policiais e pelos presos que se oferecem para os serviços por se sentirem úteis e evitarem o ócio e as doenças físicas e psicológicas causadas pelo simples enclausuramento (estresse, depressão e outras) o que poderia causar prejuízos por agressões mútuas entre os presos e afetar policiais e a sociedade.

 

Os diretores tiveram a oportunidade de acompanhar a atividade física matinal e também ver entre os presos a satisfação pelo tratamento humanizado e educativo o      que pode viabilizar sua ressocialização. O Diretor Gilson Ferreira comentou a visita. “Fiquei surpreso pelo que vi, esperava encontrar uma situação corriqueira como se costuma ver nas delegacias do interior, e, pelo contrario, o que vimos foi um trabalho modelo desenvolvido pelo Delegado Sinval Barroso e equipe, mostrando que mesmo em se tratando de elementos infratores, é possível pensar num trabalho de educação para a  ressocialização do cidadão infrator a fim de que com uma semente se possa sonhar em replantar uma floresta. Que sirva de exemplo e que seja incentivado o trabalho da equipe de Caapiranga”. Destacou Ferreira.

 

Os trabalhos da Blitz do SINPOL-AM terão continuidade com visitas agendadas e as demandas continuarão também sendo levadas a Delegacia Geral e a Secretaria de Segurança a fim de que alcancemos as melhores condições de vida e trabalho para nossos Policiais Civis.

 

 

Administração – Unidos para Avançar

Presidente – Moacir Maia

Vice Presidente – Odirlei Araujo

Diretor de Comunicação – Geraldo Filho

Assessor de Comunicação – Silvio Rodrigues

 

Comentários »


Enviar comentário




Lida 1189 vezes