Imprimir Compartilhar Enviar por e-mail

Detran pede prazo de 30 dias para cobrança de Extintor do tipo ABC no Amazonas

Detran pede prazo de 30 dias para cobrança de Extintor do tipo ABC no Amazonas

 Devido às inúmeras queixas de motoristas em relação à falta dos novos extintores automotivos nas lojas especializadas de Manaus, o Departamento Nacional de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informou, neste sábado (3), que não multará por este motivo aqueles que forem parados em blitze durante este fim de semana.

 

De acordo com informações da assessoria de imprensa do órgão, o diretor-presidente Leonel Feitoza fez um ofício pedindo ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) um prazo de, pelo menos, trinta dias para que os amazonenses realizem a troca do extintor BC para ABC. Caso o Denatran negue o pedido, as multas serão aplicadas normalmente, informou a assessoria.

 

O novo modelo, além de ter cinco anos de validade, é capaz de apagar todos os tipos de incêndio em carros, sendo chamas de até 2 metros em sólidos,e 4 metros em líquidos inflamáveis. Ele é descartável e não pode ser recarregado.

 

Segundo a assessoria, a resposta ao pedido deverá ser dada somente na próxima segunda (5) ou terça-feira (6). Até que saia a resposta do Denatran, o Detran-AM, através do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), fará apenas blitze educativas no Estado.  

 

Porém, o benefício só vale para aqueles cujos extintores ainda não venceram. Quem está dirigindo com um extintor vencido, será multado normalmente, explicou a assessoria.

 

Proposta pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e aprovada em 2009, a mudança, que passou a vigorar na última quinta-feira (1), prevê uma multa de infração grave de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação para quem circular sem o equipamento.

 

Ainda conforme a assessoria do Detran-AM, o extintor ABC deve ser usado em automóveis de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada. 

 

Administração Unidos para Avançar

Presidente Moacir Maia

Vice-Presidente Odirlei Araujo

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Almir Cardoso e Silvio Caldas

 

Comentários »


Enviar comentário




Lida 585 vezes