Imprimir Compartilhar Enviar por e-mail

Diretoria do SINPOL-AM defende Policiais na Câmara Municipal do Careiro

Diretoria do SINPOL-AM defende Policiais na Câmara Municipal do Careiro

A defesa dos direitos e dos interesses dos Policiais Civis do Amazonas é um dos pontos fortes de atuação do SINPOL-AM.

 

No último dia 03/05 o Diretor de Assuntos Jurídicos Jaime Lopes esteve no município do Careiro da Várzea em atendimento ao chamado da equipe de Policiais Civis atuantes na Delegacia do 35º DIP. O motivo da mobilização foi o fato de um Vereador local ter acusado a equipe da Delegacia de mau atendimento e prevaricação com relação a um fato ocorrido com familiares seus.

 

Para tratar do assunto, o Vereador cometeu o disparate de convocar por meio da Câmara Municipal, por intermédio do Delegado, a equipe do 35º DIP para prestar esclarecimentos sobre as acusações ora apresentadas em sessão plenária ocorrida na manhã do dia 03 de maio.

 

O primeiro a fazer uso da tribuna foi o Delegado David Jordão que fez uma exposição do trabalho eficiente que vem desenvolvendo no município, com ênfase na redução de mais de 40% dos delitos de grande monta, bem como, o empenho na solução de crimes contra a sociedade e destacou que a equipe tem feito grande esforço para bem servir aos munícipes, apesar das dificuldades enfrentadas diariamente. Em seguida, houve manifestação de outros membros da equipe, inclusive de Policiais Militares.

 

O Diretor do SINPOL-AM Jaime Lopes ocupou a tribuna e fez a explanação explicativa sobre as atribuições e prerrogativas e de defesa dos Policiais de todo o Estado, em especial, os do município do Careiro.  Jaime salientou aos presentes que o ato cometido pelo Vereador não tinha base legal, era um ato impróprio e ainda feria frontalmente a divisão dos poderes, feria a hierarquia administrativa do Estado do Amazonas e criava animosidade institucional entre o Poder Legislativo Municipal e a instituição Policia Civil.

 

O Diretor levantou ainda a questão da falta de parceria para garantir o desempenho mais eficiente do trabalho da Polícia que sofre por falta de investimentos em estrutura e condições de trabalho. “Não temos por exemplo uma lancha para visitar as comunidades ribeirinhas, não temos viatura condicionada a atender ocorrências em terra firme, não temos radioamador, nosso ticket alimentação está atrasado há cinco meses e sem previsão de regularização.  Nosso prédio vai ao fundo toda vez que enche o rio. Ainda temos presos que não deveriam estar em nossa delegacia,  que não foram ainda transferidos, o que no coloca em situação de trabalho excessivo e constante preocupação com nossa própria segurança”. Comentou.

 

Jaime fez outras considerações sobre o ocorrido: “...O Vereador cometeu deslize de atuação e comportamento quando fez convocação da equipe de Policiais da Delegacia local. Não atentou para o fato que por via das dúvidas, deveria procurar diretamente a Delegacia para apurar a procedência da denúncia contra a conduta dos Policiais. Se o mesmo entendeu que não houve o tratamento devido a seus parentes, que procurasse conversar diretamente com a equipe para evitar ações desnecessárias como a que, em tal momento, causou desfavor a si e a própria Casa Legislativa. Também defendi que nossos valorosos colegas deveriam ser condecorados em sessão plenária com conhecimento da sociedade local pelos feitos que realizam em favor da população, ao invés de tentar submetê-los a constrangimento. Fica a lição, nós temos sindicato e diretoria atuante em favor da categoria”. Destacou Lopes.

 

Após a sessão, houve momento conciliatório entre as partes e o próprio Vereador autor da ação reconheceu sua falta e elogiou a atuação do SINPOL-AM na defesa de seus representados, assim também, os demais vereadores parabenizaram o sindicato  pela exposição e defesa dos Policiais Civis, oportunidade em que  se comprometeram em estreitar as relações entre a casa legislativa e os operadores da segurança pública para assim garantir aos cidadãos daquele município a sensação de segurança e justiça merecidas.

 

 

 

Administração: Unidos para Avançar

Presidente - Moacir Maia de Freitas

Vice-Presidente – Odirlei Araújo

Diretor de Comunicação - Geraldo Filho

Assessor de Comunicação: Silvio Rodrigues

Comentários »


Enviar comentário




Lida 690 vezes