Imprimir Compartilhar Enviar por e-mail

NOVA CÚPULA DA SEGURANÇA PÚBLICA FOI NOMEADA NESTA TERÇA FEIRA COM PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

NOVA CÚPULA DA SEGURANÇA PÚBLICA FOI NOMEADA NESTA TERÇA FEIRA COM PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

 O Governo do Amazonas publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou nesta terça-feira, 13 de janeiro, o decreto com as nomeações dos novos gestores da Secretaria de Estado da Segurança (SSP-AM), Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM). As mudanças na cúpula de segurança são as primeiras confirmadas dentro da reestruturação administrativa que está sendo feita pelo governador José Melo, com o objetivo de promover avanços e melhorias na gestão dos serviços públicos.


 Assinados pelo governador na segunda-feira, 12 de janeiro, os decretos oficializam a nomeação do novo secretário estadual de Segurança Pública, o delegado federal Sérgio Fontes; do comandante da PMAM, coronel PM Gilberto de Andrade Gouvêa; e do delegado-geral da PC-AM, Orlando Amaral. O Diário Oficial traz ainda os decretos de exoneração do coronel PM Paulo Roberto Vital, do coronel PM Eliézio Almeida e do delegado Josué Rocha, ex-titulares da SSP-AM, PMAM e PC-AM, respectivamente.


A escolha dos novos integrantes é apenas parte das modificações na segurança pública planejadas por José Melo. Definida como uma das prioridades do novo governo, a área deve passar, ainda, por mudanças na parte conceitual, segundo o governador, para fortalecer o combate ao tráfico de drogas, reestruturar e ampliar o Ronda no Bairro e implantar o programa “Todos Pela Vida”, que vai promover ações educativas, culturais e esportivas, visando afastar os jovens de situações de vulnerabilidade à violência e às drogas.

 

MUDANÇA NA SEGURANÇA PÚBLICA

 

“Será uma mudança forte na segurança, inclusive na parte conceitual. Não só na ponta, com o Ronda no Bairro, mas antes, na prevenção, com o ‘Todos pela Vida’, juntando ações de várias secretarias. Com a vinda de Sérgio Fontes faremos um trabalho aproximado do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Forças Armadas para o combate ao tráfico de drogas”, declarou José Melo.

 

Ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, o atual secretário da SSP-AM, Sérgio Fontes, destacou entre as metas da sua gestão ações que visam o fortalecimento da integração entre os órgãos de Segurança Pública, dentre eles as Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Corregedoria-Geral.

 

Fontes afirma que inicialmente vai focar na reestruturação do programa Ronda no Bairro em Manaus e no interior, que é atualmente o principal programa de Governo na área de Segurança Pública. Entre as medidas, anunciou a renovação da frota de viaturas e reordenamento do policiamento.

 

“Sei que posso agregar com a minha experiência. Podemos somar esforços para aprimorar o que está sendo feito. Buscaremos com certeza mais investimentos, a constante capacitação dos servidores, a contínua valorização das carreiras policiais e o enfrentamento destemido da violência", frisou.

 

SECRETÁRIO VAI BATER FORTE NO TRÁFICO

 

Sergio Fontes ressaltou a importância das ações para o combate ao tráfico de drogas, que além de causar grandes mazelas sociais, é responsável pela maioria dos casos de homicídios. “O convite recebido do governador nos honrou muito e temos a certeza que podemos contribuir bastante com o Sistema de Segurança Pública do nosso Estado, com a integração dos órgãos, empenhos das polícias, e grande ofensiva no combate aos crimes. Sabemos que a questão de segurança é um desafio em todos os Estados brasileiros e viemos para somar”, afirmou.

 

O novo comandante da PMAM, coronel Gouvêa, ingressou na Polícia Militar como aluno da Escola de Formação em 1988 e se tornou aspirante em 1991. Entre os cargos exercidos ao longo da sua carreira, destaca-se o de comandante do Comando de Policiamento de Área Norte (CPA Norte) e do CPA Sul, entre 2008 e 2010, de subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), entre janeiro e novembro de 2012, e o de comandante do CPM, entre setembro de 2012 e novembro de 2013. Também acumula conhecimentos em cursos de especialização, como em polícia comunitária e de negociador, além de doutorado na área de Segurança.

 

DELEGADO ORLANDO AMARAL NA DELEGACIA GERAL

 

O comando da PC-AM será assumido pelo delegado Orlando Dário Góis do Amaral, que é natural de Fortaleza (CE) e atua no serviço público há 34 anos, destes, 13 dedicados à Polícia Civil do Amazonas na função de delegado de polícia, contratado por meio de concurso público. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Amaral reside em Manaus há 31 anos e possui pós-graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos. Já atuou na antiga 20ª Delegacia de Polícia por quatro anos como plantonista; assumiu a titularidade por dois anos do 15º Distrito Integrado de Polícia e, há oito anos, esteve à frente da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).

 

Administração Unidos para Avançar

Presidente Moacir Maia

Diretor de Comunicação e Imprensa: Geraldo Filho

Jornalistas - Almir Cardoso / Silvio Caldas

Comentários »


Enviar comentário




Lida 1131 vezes