Imprimir Compartilhar Enviar por e-mail

O SINPOL apoia a cultura e presta homenagem ao dia do Escritor

O SINPOL apoia a cultura e presta homenagem ao dia do Escritor

 

Mais uma vez apoiando as produções culturais e artísticas desenvolvidas pelos servidores da Polícia Civil do Amazonas que estejam sindicalizados no Sinpol, trazemos em relevo, hoje, 25 de julho, Dia do Escritorbrasileiro, o novo livro do investigadorMauro Pitanga. Desta vez trata-se da obra Diagramação de Livros com MS Word 2013.

 

Mauro escolheu publicar este livro no dia do escritor, como forma de contribuição simbólica. A obra é um curso de diagramação, editoração e formatação de livros, através do editor de texto mais comum entre os brasileiros, o MS Word. Ele afirma que embora a procura pelo tema seja grande, há poucas obras sobre o assunto à venda, e as que existem,ou passam de largo em questões importantes, ou tomam outros editores de textos como ferramentas, e não o citado acima; o que deixa uma lacuna no mercado editorial.

 

Após o interesse pelo tema, o autor resolveu estudar as fontes primárias e a tradição sobre produção de livros, afim de produzir uma obra diferenciada das que existem, assim como mais técnica.

 

 

 

Mauro afiança que a produção de livros no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo está ou deveria estar alicerçada sobre o tripé: leis, normas e tradição. Sendo assim, o presente livro foi todo pensado sob essa perspectiva. É a união dessas regras com as ferramentas avançadas de editoração do Word.

 

Além da ausência de obra semelhante no mercado, mais um acontecimento o motivou a escrever a obra: a chegada ao Brasil de um novo nicho de editoras, representado por aquelas que trabalham com produções de livros ‘sob demandas’, e a Amazon (líder mundial de livros vendidos no varejo).As duas juntas comportam milhares de escritores, entre novatos e veteranos, que de uma forma ou de outra sempre estão atrás dessas informações.

 

Destaque: a obra é singular por vários aspectos; sobretudo, porque deixa o achismo de lado e se pauta nas regras legais vigentes no Brasil sobre editoração de livros. A exemplo da Lei 9.610/1998 sobre direitos autorais; Lei 10.994/2004 sobre depósito legal da obra; Lei 10.753/2003, conhecida como Lei do Livro, dentre outras Leis internacionais, e algumas normas domésticas como as da ABNT e outras.

 

O livro ainda traz importantes informações sobre ISBN, direitos autorais, depósito legal da obra, ficha catalográfica, referências bibliográficas, citações, dentre outras informações. Ademais, é a única obra a trazer em um único volume as regras das quatro principais plataformas de produção de livros ‘sob demanda’ e ‘digital’ no Brasil: CreateSpace, agBook, Clube de Autores e Kindle (Amazon).

 

Para mais informações clique aqui.

Com informações do autor.

 

Administração: Por um SINPOL Forte

Presidente Moacir Maia

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Almir Cardoso e Silvio Caldas

 

 

Comentários »


Enviar comentário




Lida 931 vezes