Recentemente veio a público o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) em relação a suposta inconstitucionalidade da aposentadoria de centenas de servidores que passaram para a inatividade embasando seus respectivos atos jubilatórios na Lei Complementar Estadual de nº 077/201, posto que conflitava com a legislação federal no que tange aos aspectos lineares. O exemplo no caso em questão do tempo de serviço.
Em conseqüência disso, muitos servidores aposentados e em vias de se aposentar ficaram perturbados com a possibilidade de prejuízos, o que os fez procurar o Departamento Jurídico do SINPOL-AM a fim de evitar transtornos imediatos ou futuros. Diante dos fatos, a Diretoria Jurídica do SINPOL-AM demandou judicialmente com a finalidade de suspender os efeitos da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) que julgava ilegal as aposentadorias dos servidores da Policia Civil, a exemplo do servidor Ademir Ferreira da Silva Freire, e, por conseqüência, obtivemos êxito no recurso, posto que foi determinado pela Justiça Estadual o restabelecimento dos proventos integrais do autor.
O Diretor Jurídico Jaime Lopes comentou a conquista. “Entendemos ser de fato inconstitucional e inconsistente o argumento do TCE com relação a suspensão de direitos adquiridos e assegurados. O caso em destaque mostra que nossos colegas tem razão e que o SINPOL-AM faz valer seus direitos. O processo de nº 4003950-39.2015.8.04.0000 – Mandado de Segurança impetrado pelo SINPOL-AM em favor do acima citado Policial Civil aposentado é um exemplo de nossa atuação e conquista mediante a decisão do Desembargador PAULO LIMA, relator do processo e que deu parecer favorável ao requerente, caracterizando assim, compreensão de direito coletivo, mas que deve ser até o momento demandado de forma individual por aqueles que tenham interesse no assunto”. Destacou Lopes.
Salienta-se que ainda existem casos análogos que não tiveram seu desfecho, entretanto, algumas situações semelhantes foram contornadas administrativamente e o fato apresentado simboliza a legitimidade do nosso pleito e assim continuaremos fazendo em favor dos nossos sindicalizados quantas vezes formos acionados.
Administração Unidos para Avançar
Presidente: Moacir Maia
Vice-Presidente: Odirlei Araujo
Diretor de Comunicação: Geraldo Filho
Assessor: Silvio Rodrigues
Institucional
» O Sinpol» Diretoria» Estatuto» Códigos» Ficha de Sindicalização» Fale com o PresidenteSERVIÇOS
» Posto de Identificação» Atendimento Júridico» Atendimento Odontológico» Hidroginástica e Natação» Setor previdenciárioConvênios
» Empresas Conveniadas» DúvidasLinks Úteis
» Autarquias» Conselhos» Empresas Públicas» Linha Direta» Fundações Públicas» SecretariasMultimídia
» Vídeos» Galeria de ImagensSINPOL - AM - Rua Filemon, 02 - Petrópolis - Manaus-AM - Fones: (92) 3633-3069/3611-4006